A semana mais importante do ano.

Posted quarta-feira, 31 de março de 2010 by Hannar
A páscoa ta chegando e tem muita gente ai super anciosa pra abrir os ovos de chocolate e... só.
É, muita gente comemora a pascoa sem saber o seu verdadeiro significado, e eu vim aqui pra explicar o pouquinho que sei sobre isso, no sentindo religioso é claro.
A semana santa é a mais importante do ano, (pelo menos pra igreja católica), é, isso mesmo, a pascoa é de maior importancia que natal, pentencostes etc, não desmerencendo essas festas, o caso é que, sem a páscoa, nenhuma delas aconteceria.

Bom, antes de todos os acontecimentos da semana santa, a páscoa já era comemorada, isso mesmo, páscoa vem do hebraico e significa passagem, e os hebreus comemoravam - a  como a passagem do inverno á primavera. Hoje, também a consideramos como passagem, mas a de cristo para a vida eterna.

No catolicismo, tudo tem início com a quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas, após o carnaval. Receber cinzas é sinal de penintencia e mostrar que o coração estar aberto pra viver a quaresma. O conceito básico de quaresma todo mundo sabe dizer: 40 dias para a páscoa. Ok, meio correto, primeiro porque não são exatos 40 dias, segundo que esse período corresponde ao período em que jesus se recolheu e fez jejum a pão e água. Seguindo os passos de cristo, o certo seria durante a quaresma fazermos jejum (não so de comida, mas de tudo aquilo que gostamos exageradamente), oração e caridade. Claro que nem todo mundo segue a risca essa regra, mas somos seres humanos...






A semana santa inicia-se no domingo de ramos, que celebra a entrada de jesus na cidade de Jerusalém. Jesus foi aclamado pelo povo que carregava ramos de oliveira, e entrou na cidade como um rei, porém montado em um jumentinho, o que declara o tamanho da humildade de Jesus. O povo o chamava de messias, o rei de Israel. No domingo de ramos, sempre fui acostumada a ir á procissão que sai do portão da UFPA e ai até minha paróquia, São Pedro e São Paulo, é realmente, um momento muito lindo.  





 Na segunda e na terça-feira celebram-se normais as missas. Já na quarta-feira santa (hoje), é quando encerra-se a quaresma, são duas procissoes que se encontram, simbolizando o encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores.



A quinta-feira santa já é mais famosa, nela é relembrado o dia da última ceia do senhor e o 
momento em que, mais uma vez mostrando sua humildade, jesus lava os pés de seus doze discipulos. Logo em seguida, Judas Iscariotes entrega jesus, que será preso e interrogado. Lembrando que, Judas entregou Jesus por 30 moedas de ouro, com um beijo. Simão Pedro negou a Jesus tres vezes, e as profecias se cumpriram. Dizem que o significado do numero 3 seria a santissima trintade, ou seja, Simão Pedro negou o pai, o filho e o espírito Santo.









A sexta-feira santa é o dia do luto na igreja. No único dia do ano em que não há missa nem consagração de hóstias, o costume em respeito ao acontecimento é não comer carne vermelha. Jesus foi crucificado, morto e sepultado nesse dia em que, durante toda a minha vida, nunca foi bom, eu sempre me sinto meio deprê nesse dia.  Na igreja, apenas leitura que narra os episódios da paixão, adoração, comunhão, ( no entanto as hóstias não são consagradas na sexta, e sim um ou dois dias antes) e procissão do cristo morto, uma procissão bela porém triste.





Ás vezes na igreja fico um bom tempo olhando e adimirando jesus ali, na cruz, penso que tudo aquilo foi por mim, e me questiono se há amor maior, e se eu faria tudo isso por alguém. Chego á conclusão de que prova de amor maior não há, e me sinto completamente feliz por, diferente de muitos irmãos, estar seguindo a cristo e poder senti-lo toda semana em meu coração, ter um amigo pra debafar, pra chorar, pra agradecer, pra correr em todos os momentos, meu refúgio, minha fortaleza, não tenho vergonha de falar de meu pai, nem de declarar meu amor por ele, sei que perto do dele por mim é o mesmo que gota d'água no oceano, sei também que erro muito contra ele, e que as vezes ponho mais um espinho em sua coroa e em seu imaculado coração, mas tenho consciência do tamanho de seu amor e misericordia para comigo e isso sempre, sempre me conforta. Não tenho vergonha de falar do meu melhor amigo, sei que muitos leigos o criticam, não acreditam e têm vergonha dele, mas não me importa, pra mim se resumem apenas em leigos, pode ate ser que nao na sabedoria dos homens, mas não sabem nada do amor de Cristo, fico triste com isso, porque não sentem o que eu sinto, não tem felicidade verdadeira como eu tenho e muito menos a quem recorrer nos momentos difíceis, eu confio e creio em Jesus, e tudo o que ele fez por mim, na sexta-feira santa, é o suficiente pra saber que nunca estou só, e que existe alguém que me ama muito, está sempre comigo, e só quer o meu bem.








No sábado de aleluia é celebrada, de noite, a vigília pascal, que é a missa MAIS IMPORTANTE DO ANO, é a celebração oficial da ressureição de jesus, o padre fala muitoooooooooooooooooo, e a missa termina depois da meia noite. 
A celebração é tradicionalmente feita fora da igreja, onde é abençoado o fogo que representa a vitória de jesus sobre as trevas, nessa celebraçao é aceso o círio pascal, (aquela vela grandee que fica la no altar da igreja) em meio a uma escuridão quase total, logo em seguida o padre rodeia a igreja e para tres vezes com a vela, e todas as outras velas nas mãos do pessoal na igreja são acesas, formando um cenário muito lindo, representando a luz de jesus em nosso meio. 


O domingo é celebrado a páscoa, ressureição de jesus, em que ele desaparece de seu túmulo e encontra Maria Madalena, é tocado por tomé que duvida do que vê, enfim, a vitória de Jesus é consagrada, as profecias cumpridas, e ele sobe aos céus para sentar á direita de Deus pai, para nos observar, nos cuidar, nos amar e zelar por nós.

                              Que essa páscoa signifique muito mais que um grande feriado, ou ovos de chocolate, mas que Jesus possa conquistas cada vez mais corações para seu rebanho, mostrando o mais verdadeiro e belo significado da páscoa. Feliz Páscoa a todos.

0 comentários:

Postar um comentário